Muito além do agro: startups apostam em tecnologia e levam inovação à Expoacre 2024


Pelo menos 31 empreendimentos foram inscritos pelo Sebrae para expor seus produtos na maior feira agropecuária do estado. Em pouco tempo de criação, negócios já alcançam clientes além do território acreano. Iniciativa alinha tecnologia à saúde para ajudar clubes a anteverem lesões em jogadores
Victor Lebre/g1
Em meio às botas e chapéus, além dos bovinos e insumos agrícolas, a Expoacre 2024 também é espaço para inovações tecnológicas que alcançam não apenas o campo. Na verdade, tem gente que até trabalha com o campo, mas de futebol.
É o caso da equipe formada pelo educador físico Sebastião de Jesus e a biomédica Simone Sturza, que representam a startup de fisiologia esportiva Levino. Criado há um ano, o empreendimento foca no levantamento de dados do desempenho dos atletas com o objetivo de otimizar o acompanhamento e, principalmente, a prevenção a lesões.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Sebastião de Jesus é CEO de startup que fornece dados fisiológicos de atletas
Victor Lebre/g1
A empresa já atende clubes de todo o país, incluindo o Humaitá, vice-campeão acreano em 2024. Com os dados levantados e processados, a plataforma permite, com auxílio de inteligência artificial, que comissões técnicas e equipes médicas tenham acesso a um panorama do desgaste de cada jogador. E não apenas em relação ao esforço físico, mas também no sentido psicológico e emocional.
“Basicamente, o nosso trabalho é na correlação de dados fisiológicos, juntamente a biomarcadores sanguíneos que são específicos na área do futebol. A partir dessa correlação, trabalhando com a inteligência artificial, conseguimos identificar previamente e até evitar uma lesão em um desses atletas. Conseguimos dizer se o atleta tem alto, médio ou baixo o risco de ter uma lesão”, explicou o CEO Sebastião de Jesus.
Ainda segundo o gestor, o objetivo é expandir a empresa e alcançar outras modalidades, como basquete, handebol, por meio de parcerias com laboratórios e outras startups que fazem intermédio da equipe com os clubes, como no caso da SC Summit, conferência que ocorreu no estado de Santa Catarina, e permitiu à Levino prestar serviços ao Figueirense, clube do interior catarinense.
“Fazemos esse monitoramento de forma contínua e não apenas essa parte legal da nossa Startup, não apenas identificamos uma lesão muscular, que é uma das principais situações, como a maioria dos estudos mostram, mas também detectamos lesões que podem ser provenientes de um risco cardiovascular, ou seja, um risco no coração, e também a questão da ansiedade, a questão mental que influencia também no desempenho do atleta”, destacou o gestor.
Veja fotos dos estandes apoiados pelo Sebrae na Expoacre 2024
Empreendedores na Expoacre
Este é um exemplo das 30 startups que vão expor seus produtos na Expoacre 2024 por meio de apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae Acre). A cada três noites da feira, 10 empreendimentos se revezarão para levar inovação além do agronegócio à feira.
“Não tem mais volta, ou você entra no mundo da inovação… porque o mundo hoje vive da inovação”, diz a gestora de inovação do Sebrae Rosa Nakamura.
Victor Lebre/g1
Para a gestora de inovação do Sebrae no estado, Rosa Nakamura, o evento é uma importante vitrine para os empreendedores locais. Para ela, a maior feira agropecuária do estado é a oportunidade de mostrar que há inovação sendo criada no estado não apenas na principal atividade econômica.
“Porque não tem mais volta, ou você entra na inovação, porque o mundo hoje vive da questão da inovação. Temos que fazer de forma diferente, de forma que possa escalar [os empreendimentos]. Então, eles percebem que têm condições de estar aqui, eles começam a perceber que a inovação faz parte da vida, que eles podem, é acessível para eles também. Porque eles imaginam num mundo inacessível, e é tão simples que eles podem estar trabalhando. Esse é o nosso grande desafio de estar trabalhando aqui [na feira]”, destaca.
Inovação e ensino
Lucas Assis e Brenner Silva fazem parte da startup Cloud Inovações, que fornece parâmetros psicológicos de estudantes
Victor Lebre/g1
Outra aposta na Expoacre deste ano é a startup do ramo de gestão de dados Cloud Inovações. Atualmente, o negócio foca na parametrização de informação psicoeducacional, ou seja, fornece aos gestores das unidades de ensino uma visão geral do perfil psicológico de cada estudante e permite saber que pontos devem ser estimulados para que eles tenham maior aproveitamento de aprendizagem.
“Através de algumas perguntas que nós fazemos ao longo dos dias, perguntas bem simples, a gente parametriza esses dados e produz um relatório. Através desse relatório, de maneira bem visual e simplificada, a instituição reconhece o estado emocional daquela instituição, tanto de maneira geral, como também de maneira individual dos alunos. O nosso relatório vai trazer então esse mapeamento, de maneira bem visual, e nós também agrupamos esses alunos em níveis diferentes de atenção, ou seja, alunos que estão em níveis mais graves ou alunos que estão em níveis mais confortáveis, que não precisam de tanta ajuda”, explica Brenner Silva, diretor de vendas da Cloud Inovações.
De posse desses dados, a iniciativa propõe atividades coletivas, que incentivam os alunos em grupo, e também medidas mais específicas, como encaminhamento para psicólogo.
Por meio de mapas, startup Cloud Inovações fornece perfil psicológico para buscar melhor aproveitamento de aprendizagem a estudantes
Victor Lebre/g1
Atualmente, a empresa tem parceria com uma unidade que oferta cursinhos pré-Enem via internet, com o objetivo de acompanhar os alunos em um ambiente alternativo ao presencial. Porém, segundo os integrantes do empreendimento, o objetivo é também levar o acompanhamento ao ensino em sala de aula.
“A gente fez uma validação com um cursinho online, que é um ambiente virtual. A gente entende que quando o aluno está em um ambiente virtual, ele fica mais livre, ele não tem aquela dinâmica escolar, então é ele como ele, assim, em grande parte dos casos. Nessa validação que a gente fez, foi feito um teste com 100 alunos, eles acompanharam a gente durante 6 meses, eles tiveram 27% de redução na taxa de evasão. Isso significa que eles continuaram estudando, eles continuaram tentando, apesar das dificuldades, mesmo um pouco triste, um pouco cansado, eles continuaram estudando. A gente conseguiu esse acompanhamento no Enem, que é grande aquela resposta, já que o cursinho tinha como objetivo o Enem. Eles aumentaram em 150 pontos, então a gente conseguiu, em prazo de 6 meses, que foi uma cobertura até num sistema mais simples do que a gente oferta hoje”, completou Lucas Assis, presidente da startup.
Expoacre 2024
Expoacre 2024 – Rio Branco – 3ª noite
Victor Lebre/g1
A Expoacre começou no último sábado (31), com a tradicional Cavalgada, e termina dia 8 de setembro. A feira agropecuária tem uma programação que vai desde exposição de produtos em geral, venda de alimentos até shows de cantores nacionais e locais.
As atividades no parque começam a partir das 17h, com diversas exposições de setores públicos e empresas privadas. O fechamento dos estandes é às 0h e o encerramento de todas as atividades no parque ocorre às 3h de cada noite.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) montou uma estação especial de embarque e desembarque para quem vai precisar utilizar o transporte público, próximo ao acesso principal do Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito. Os ônibus irão levar e trazer os participantes da Expoacre 2024.
Cavalgada abre oficialmente Expoacre 2024
Até às 23h30, uma linha exclusiva de ônibus vai levar os passageiros do Terminal Urbano, no Centro, até o Parque de Exposições. A partir desse horário, até às 5h, o desembarque será feito em frente à Galeria Cunha, próximo à Organização Central de Atendimentos (OCA), onde haverá um ponto de táxis e mototáxis para levar as pessoas até os bairros.
Ainda conforme a RBTrans, haverá um ponto de táxi e mototáxi disponível para os frequentadores da feira a partir das 17h. O desembarque e embarque deve ser feito no bolsão localizado na estrada do parque, próximo à entrada principal. Haverá apoio de agentes de trânsito na travessia da estrada.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.