Ministro da Ucrânia sugere cessar-fogo de até 90 dias na guerra com a Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse nesta quarta-feira, 30, que as tropas do país estão “prontas para a paz” e o governo está preparado para negociar com a Rússia por um cessar fogo de 60 a 90 dias. As informações são do jornal digital Ukrainska Pravda.

“A Rússia precisa parar de falar sobre sua prontidão para a paz e começar a agir, concordando incondicionalmente com um cessar-fogo real e duradouro. Quando as armas se calarem, as negociações poderão começar, em qualquer formato que garanta a paz”, afirmou Sybiha.

+Quais são as chances dessa guerra terminar até o final de 2025

Na segunda-feira, 28, Vladimir Putin anunciou de forma unilateral um cessar-fogo de 72 horas, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de maio, mas o governo ucraniano Kiev considerou anúncio do líder russo como uma “medida de fachada“, após fracasso da trégua de Páscoa anunciada por Moscou.

Em linhas gerais, o Exército ucraniano promete espelhar as tréguas promovidas pelas tropas oponentes. No que diz respeito à costura de acordos diplomáticos, Volodymyr Zelensky não cedeu às propostas dos Estados Unidos, que atuava para mediar a interrupção do conflito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.