Os vereadores de São Paulo convocarão para esta segunda-feira, 5, uma audiência pública para tratar sobre a construção de um bolsão de estacionamento sob o elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, na região central da capital paulista.
A audiência, marcada para as 17h30 no auditório Prestes Mais, foi convocada pelos vereadores Luna Zarattini (PT), Marina Bragante (Rede) e Toninho Vespoli (PSOL). Há críticas em relação à construção e, devido a isso, os vereadores devem ouvir especialistas sobre o tema.
+ Vereadores se mobilizam para interromper construção de estacionamento no Minhocão
O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo (PL), afirmou que o objetivo da obra é de atender a moradores e comerciantes locais. Já ao site Metrópoles, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) usou o fator estético para defender a iniciativa. “Nossa ideia é tornar os espaços que estão feios [na cidade] em espaços bonitos”, relatou.
Para o vereador Nabil Bonduki (PT), arquiteto e urbanista de formação, o projeto é um incentivo ao uso de automóveis — em desalinhamento com a tendência de investimento no transporte público — e, ao mesmo tempo, tende a piorar o trânsito na região central. “É totalmente fora de sentido“, disse à IstoÉ.
Ao lado do parlamentar, a vereadora Renata Falzoni (PSB) protocolou uma Ação Popular contra a prefeitura solicitando a paralisação imediata das obras.