Baixar
Tocar
O Palácio Gustavo Capanema, no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi reinaugurado nesta terça-feira (6), após 6 anos de obras para restauração. O local será aberto à visitação a partir do próximo dia 20. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhou a reinauguração e falou da importância dessa nova fase.
“O dia 20 de maio será um dia importante na história da cultura, da arte e da arquitetura, porque a entrega do Palácio Gustavo Capanema à sociedade brasileira é de pertencimento do nosso povo, então não é só memória, mas é também direcionar o futuro. Eu acho importante principalmente para as novas gerações entenderem dessa construção, o que significa o modernismo, todas as obras e os artistas envolvidos nessa coisa maravilhosa que é o Palácio Capanema e que tem a ver com nossa alma e com o futuro do Brasil.”
Considerado um ícone da arquitetura modernista brasileira, o edifício terá uma biblioteca com mais de 100 mil itens e um restaurante. Foram investidos mais de 80 milhões de reais nas obras, com recursos do Governo Federal.
Na programação, estão previstas exposições sobre a formação da sociedade brasileira, a cultura popular e as manifestações afro-brasileiras. O espaço ainda vai concentrar as atividades administrativas da Biblioteca Nacional, da Fundação Nacional de Artes e um gabinete do Ministério da Cultura.
A construção do edifício teve início em 1937. O nome do prédio homenageia Gustavo Capanema, ex-ministro da Educação e Saúde. O Palácio foi tombado em 1948, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com uma área superior a 27 mil metros quadrados e 16 pavimentos, se destaca não apenas por sua imponência, mas também pelos belos jardins projetados pelo artista plástico e paisagista Burle Marx.

Cultura Local será aberto à visitação a partir do próximo dia 20 Rio de Janeiro 06/05/2025 – 17:50 Fábio Cardoso / Paulliny Fernandes Tatiana Alves, da Rádio Nacional Palácio Gustavo Capanema Iphan modernismo terça-feira, 6 Maio, 2025 – 17:50 2:16