O novo papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), foi homenageado pela Diocese de Chiclayo, no Peru, na qual o agora pontífice trabalhou por cerca de dez anos.
Robert Prevost, como era conhecido até então, atuou por uma década em Trujillo, no Peru, e serviu como bispo de Chiclayo de 2014 a 2023.
“O Santo Povo de Deus, que caminha em Chiclayo, dá as boas-vindas e felicita o Papa eleito: Sua Santidade, Robert Francis Prevost”, escreveu a diocese em uma publicação no Facebook, assinada pelo bispo da cidade, Edinson Edgardo Farfán Córdova.
Quem é Robert Prevost
Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
Depois da experiência como missionário na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.
Conheça a origem da expressão Habemus Papam, dita quando papa é escolhido
Este conteúdo foi originalmente publicado em Diocese do papa Leão XIV no Peru comemora eleição do pontífice no site CNN Brasil.