VATICANO, 8 MAI (ANSA) – “Habemus Papam!” Após o anúncio do cardeal Dominique Mamberti na Loggia da Basílica de São Pedro, teve início oficialmente o pontificado de Leão XIV, nome escolhido por Robert Francis Prevost, primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
O novo líder da Igreja Católica tem pela frente uma série de compromissos já agendados, além de possíveis eventos de última hora.
Como manda a tradição, está previsto para a manhã desta sexta (9) o encontro com os cardeais na Capela Sistina, mas ainda não se sabe se ele repetirá Francisco e cumprimentará os profissionais da imprensa que cobriram o conclave de 2025.
Também é esperado que, no domingo (11), Prevost conduza a oração do Angelus na Praça São Pedro, mesmo antes da posse oficial.
Em breve, será marcada a missa de início do pontificado, que normalmente ocorre dentro de uma semana após a eleição, permitindo que chefes de Estado e de governo retornem a Roma. A homilia solene na Praça São Pedro será o momento do abraço dos fiéis e do mundo ao novo Papa e da apresentação do discurso “programático” do pontífice, pois marca o início efetivo de sua gestão.
Leão XIV vestirá o pálio e receberá o anel do pescador, símbolos que darão início ao seu pontificado. Há algumas décadas, essa celebração incluía símbolos reais e era chamada de missa de “entronização” ou “coroação”. Mas, com a modernização da Igreja, hoje é simplesmente a missa de posse. Assim como ocorreu no funeral do papa Francisco, esperam-se milhares de pessoas e dezenas de delegações oficiais, tanto de Estados quanto de outras religiões.
É uma das missas mais importantes na história dos pontífices, mas ainda é incerto se Prevost manterá as simplificações que Bergoglio introduziu, inclusive na liturgia. Por fim, após a celebração, é esperado o primeiro passeio de Leão XIV no papamóvel, em um gesto mais informal ao seu rebanho. Em segundo plano, há também o Jubileu de 2025, que ganhará novo impulso com o pontífice americano, seguindo os eventos já planejados.
(ANSA).