Leão XIV leva Ordem de Santo Agostinho ao comando da Igreja

VATICANO, 8 MAI (ANSA) – A eleição de Robert Francis Prevost como novo papa da Igreja Católica é inédita não apenas pelo fato de ele ser dos Estados Unidos, mas também por ele ser o primeiro agostiniano escolhido como pontífice.   

Se o jesuíta Francisco havia levado a Companhia de Jesus ao trono de Pedro pela primeira vez, Prevost colocou a Ordem de Santo Agostinho no posto mais alto do clero, algo que nunca havia acontecido antes.   

Leão XIV ingressou no noviciado agostiniano em 1977, em Saint Louis, nos Estados Unidos, e foi ordenado padre em junho de 1982, em Roma. Pela Ordem de Santo Agostinho, também foi enviado à capital italiana para estudar direito canônico e como missionário ao Peru, país onde exerceria o cargo de bispo.   

Em 2001, Prevost foi eleito como prior geral dos agostinianos, função que ele ocuparia até 2013. Em seguida, serviu como diretor de formação do Convento de Santo Agostinho em Chicago, nos EUA.   

A ordem surgiu em dezembro de 1243 e segue os ensinamentos de Santo Agostinho, um dos nomes mais importantes dos primeiros séculos de cristianismo e que, após sua conversão, teve uma vida de pobreza, orações e estudos.   

Os agostinianos formam uma ordem “mendicante”, ou seja, valorizam os ideais de pobreza evangélica e pregação ambulante, e levam uma existência austera, mas com forte atenção aos estudos e pesquisas teológicas.   

Atualmente, está presente em cerca de 50 países de todos os continentes e mantém dezenas de instituições educacionais, sobretudo na América Latina.   

O papa Adriano IV (1154-1159) também era agostiniano, mas ocupou o trono de Pedro antes do estabelecimento formal da ordem.   

“Foi uma grande surpresa e um motivo de grande alegria para nós”, disse o frade Cristian Melcangi, sacristão da Basílica de Santo Agostinho, em Roma. “Acredito que será um pontificado de paz”, acrescentou o sacerdote, contando que Leão XIV esteve na igreja diversas vezes. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.