CIDADE DO VATICANO, 9 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV teria decidido viver provisoriamente no mesmo local onde residia antes do conclave que o elegeu para liderar a Igreja Católica.
De acordo com fontes vaticanas, Robert Francis Prevost, 69, seguirá vivendo no Palazzo del Sant’Uffizio, em Roma, no decorrer do início de seu pontificado.
O religioso americano mora no edifício, construído durante os anos 1500, desde 2023, quando assumiu a liderança do Dicastério para os Bispos.
As fontes ainda mencionaram que Leão XIV aguardará a conclusão das obras de reforma do Palácio Apostólico, onde historicamente residem os Papas, mas que foi deixado de escanteio por Francisco, morto no último dia 21.
Uma reunião operacional está agendada para hoje (9) no Vaticano, onde deverá ser elaborado um cronograma de trabalho que visará as reformas nas estruturas do local.
A previsão é que o novo pontífice só tome uma decisão definitiva sobre qual acomodação usar após o fim das obras no Palácio Apostólico.
Prevost teria passado sua primeira noite como Papa em seu apartamento no Palazzo del Sant’Uffizio. Poucas horas após ser eleito, Leão XIV ficou um tempo com seus “companheiros de quarto”.
O edifício fica ao sul da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e abriga atualmente o Dicastério para a Doutrina da Fé e outros escritórios da Cúria Romana. Voltando no tempo, o espaço já foi usado como sede da Inquisição e abrigou prisões durante a Idade Média. Curiosamente, nos anos 1800, Leão XII mandou restaurar o palácio e reinstalar as celas. (ANSA).