PEQUIM, 9 MAI (ANSA) – A China parabenizou o norte-americano Robert Francis Prevost por sua eleição como papa Leão XIV, expressando a esperança de “um diálogo contínuo” com o Vaticano, apesar da relação tensa e delicada nos últimos anos.
A informação foi divulgada pelo governo de Pequim, um dia após o conclave anunciar a escolha do 267º líder da Igreja Católica, “A esperança é que, sob a liderança do novo papa, a Santa Sé continue a se envolver em um diálogo construtivo com a China e a conduzir uma comunicação profunda sobre questões internacionais de interesse mútuo”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em coletiva de imprensa.
A China e o Vaticano não têm relações diplomáticas oficiais, mas em outubro de 2024 estenderam por quatro anos o acordo histórico de 2018, desejado pelo papa Francisco, sobre a nomeação conjunta de bispos chineses.
Os católicos do território chinês estão divididos entre a igreja clandestina fiel à Santa Sé e a Associação Patriótica Católica, sob supervisão estatal.
Hoje, inclusive, a Associação Patriótica Católica e a Conferência Episcopal da China, apoiadas pelo governo de Pequim e pelo Partido Comunista, também “enviaram uma mensagem de felicitações ao novo papa Leão XIV por sua eleição”, segundo a agência estatal Xinhua. (ANSA).