Papa Leão XIV recebe felicitações de mais líderes mundiais

CIDADE DO VATICANO, 9 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV, eleito novo pontífice na última quinta-feira (8), foi parabenizado por mais líderes e organizações ao redor do mundo no decorrer desta sexta (9).   

O rei Charles III, monarca britânico e chefe nominal da Igreja Anglicana, enviou uma mensagem privada de felicitações ao religioso americano Robert Francis Prevost. No texto, o soberano expressou “um sincero desejo” de bom pontificado.   

Segundo fontes, citadas pela mídia local, Charles III, penúltima figura pública a se encontrar com Francisco enquanto ele estava vivo, teria mencionado “a dedicação ao longo da vida ao serviço, à compaixão e à orientação espiritual” dos fiéis.   

Felipe VI, rei da Espanha, desejou que o pontificado de Leão XIV “seja uma verdadeira fonte de esperança para a humanidade”.   

“O Papa expressou o desejo de uma Igreja que construa pontes, que favoreça o diálogo e seja sempre portadora de paz, uma mensagem que veio em um mundo marcado pela polarização. É um apelo urgente para superar divisões e conflitos e abrir caminhos para o entendimento mútuo”, declarou o espanhol.   

No continente asiático, o presidente interino da Coreia do Sul, Lee Ju-ho, parabenizou o pontífice por sua eleição para comandar a Igreja Católica Romana e pediu maior cooperação entre os dois países.   

“Estou confiante de que suas primeiras palavras como Papa, que demonstram amor pela humanidade e pela paz, serão um guia valioso para a resolução dos atuais conflitos internacionais”, declarou o líder da nação, que espera receber o pontífice em 2027 para a Jornada Mundial da Juventude.   

A presidente da Unicef Itália, Carmela Pace, também desejou um bom pontificado ao religioso americano, principalmente por ter iniciado “em um período tão difícil, caracterizado por conflitos e milhões de meninos e meninas sofrendo”.   

O ex-mandatário democrata Joe Biden, compatriota de Leão XIV e católico fervoroso, também parabenizou Prevost pela eleição no conclave. Os presidentes de Taiwan (William Lai), do Kosovo (Vjosa Osmani) e das Filipinas (Ferdinand Marcos Jr.) também encaminharam felicitações ao religioso americano. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.