Dos EUA ao Peru, fiéis celebram eleição de papa Leão XIV

LIMA, 9 MAI (ANSA) – Em frente à catedral de Chiclayo, no Peru, fiéis gritam em uníssono, logo após a eleição de Robert Provest, ex-missionário local e agora, papa Leão XIV: “O Papa é Chiclayo, viva o Papa!”. Já no norte do continente americano, em Chicago, Estados Unidos, terra natal do novo pontífice, religiosos se reuniram na manhã desta sexta-feira (9) na Holy Name Cathedral para celebrar sua vitória.   

O bispo de Chiclayo, Dom Edinson Edgardo Farfán Córdova, declarou estar convencido de que “o papa Leão XIV continuará o caminho de comunhão e proximidade aos pobres que caracterizou o pontificado de Francisco”.   

“Desde que chegou ao Peru, ele se apaixonou pelo país.   

Trabalhou em Chulucanas, Trujillo e Chiclayo, onde deixou um sinal espiritual e humano que muitos de nós ainda lembram”, falou o bispo peruano, acrescentando que “existem fotos dele [Prevost] nas montanhas de Piura. Ele era um pastor como nós, um homem com cheiro de ovelha”, contou Farfán.   

Já em Chicago, o bispo Lawrence Sullivan da arquidiocese local não consegue esconder dos fiéis sua alegria pelo Papa ter nascido na cidade. Na entrada da igreja, entre as imagens religiosas há uma de Prevost, que acena da sacada da Praça São Pedro à multidão.   

“Assim como o papa Francisco, para Leão XIV, a prioridade é defender os pobres, todos que foram deixados para trás e dar voz a quem não tem”, falou Sullivan durante a missa, convidando os presentes a “rezar pelo pontífice, sobre o qual recaem grandes responsabilidades”.   

“É o Papa de todos, e isso é a coisa mais importante. Tem uma perspectiva global, mas nós nos sentimos próximos a ele”, acrescentou o bispo dos EUA. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.