Menos de dois dias após assumir a liderança da Igreja Católica, o Papa Leão XIV deixou o Vaticano para realizar visitas a locais de devoção à Virgem Maria e, na mesma viagem, rezou diante do ícone de Salus Populi Romani e junto ao túmulo de seu antecessor, o Papa Francisco.
+Vaticano divulga assinatura e retrato oficial do papa Leão XIV; veja
O Papa visitou o túmulo de Francisco logo depois de fazer uma parada na Basílica de Santa Maria Maior neste sábado, 10. O local é um dos mais antigos templos dedicados à Virgem na cidade, em Roma.
Ele seguiu até Genazzano, nos arredores de Roma, onde se encontra o Santuário da Mãe do Bom Conselho, administrado pelos Agostinianos desde o século XIII.
A última ocasião em que o Papa Francisco havia recebido homenagens no local foi no Domingo da Divina Misericórdia, quando cardeais e fiéis prestaram suas últimas orações no sepulcro, aberto para visitação pública desde o início da manhã daquele dia.
Papa Leão XIV reza diante do túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior. pic.twitter.com/BHMZTjHFqZ
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 10, 2025
Essa série de visitas marianas marca o início do pontificado de Leo XIV, que, antes de sua eleição, já tinha relação com o Santuário de Genazzano. Em abril de 2024, então cardeal Prevost, celebrou uma missa no local e, na homilia, incentivou a comunidade a se inspirar em Maria para buscar paz e reconciliação.
Embora o Papa Leo XIII não tenha visitado pessoalmente o santuário, foi ele quem concedeu ao templo o título de basílica menor em 1903. Outros pontífices, como São João XXIII e São João Paulo II, estiveram ali durante seus papados, reforçando a tradição de devoção papal à Mãe do Bom Conselho.
Papa Leão foi saudado por fiéis
O Papa chegou no local por volta das 16h em uma multivan da Volkswagen e foi recebido por moradores e fiéis, que se espalharam pelas ruas e sacadas próximas.
A multidão o saudou com gritos de ‘Leone, Leone’ enquanto ele entrava na igreja.
No interior do templo, Leão XIV se reuniu com religiosos agostinianos e fez orações diante da imagem de origem albanesa da Virgem Maria, muito venerada no local.
Durante a visita, o Papa e os presentes rezaram juntos a oração composta por São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho, além de entoarem o Salve Regina e recitarem a Ave Maria.
Em seguida, Leão XIV dirigiu algumas palavras aos fiéis, ressaltando a importância de iniciar seu ministério confiando a missão à proteção e orientação de Maria.
O Papa Leão XIV lembrou que, ao ser eleito Superior Geral da Ordem de Santo Agostinho anos antes, também visitou o santuário para consagrar sua missão religiosa. Reforçou a confiança na intercessão de Maria, citando a frase dita por ela durante as Bodas de Caná: “Façam tudo o que Ele disser.”