Zelensky diz estar pronto para reunião com Putin, mas apela por cessar-fogo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (11) que estaria pronto para se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para conversas em Istambul, capital da Turquia, na quinta-feira (15), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter-lhe dito para aceitar uma oferta de diálogo com a Rússia imediatamente.

Zelensky, em uma publicação no X, também afirmou que a Ucrânia espera que um cessar-fogo total comece na segunda-feira (12), a fim de fornecer a base diplomática necessária para o fim da guerra.

“E estarei esperando por Putin na Turquia na quinta-feira”, disse ele.

Mais cedo neste domingo, Trump publicou postagem em que fazia nova pressão para que o encontro acontecesse.

Na publicação, divulgada na rede social Truth Social, Trump afirmou que “o presidente [Vladimir] Putin, da Rússia, não quer um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia, mas um encontro na quinta-feira, na Turquia, para negociar um possível fim para o banho de sangue”. Em seguida, o líder americano escreveu que “a Ucrânia devia aceitar a proposta, imediatamente”.

A pressão de Trump se opõe à dos países aliados da Ucrânia, que rejeitaram a oferta de Putin de manter conversas diretas com autoridades ucranianas, afirmando que ele precisa primeiro aceitar a proposta de cessar-fogo – que é apoiada pelos EUA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz estar pronto para reunião com Putin, mas apela por cessar-fogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.