SÃO PAULO, 12 MAI (ANSA) – Anos antes de ser eleito papa, no último 8 de maio, Robert Francis Prevost, quando ainda era bispo em Chiclayo, no Peru, mantinha um forte trabalho social na região, como revelam alguns vídeos divulgados recentemente.
Em um deles, gravado em março de 2023, o futuro Leão XIV aparece com botas até o joelho, imerso em uma água barrosa após uma forte enchente que se abateu na cidade. No vídeo, publicado pela organização religiosa Cáritas, Prevost pedia aos peruanos para que participassem de uma campanha de doação para ajudar milhares de pessoas afetadas pelas inundações.
Já em uma gravação de 2021, em plena pandemia da Covid-19, o então bispo, que incentivava a vacinação contra a doença e promovia campanhas para a compra de máquinas para encher cilindros de oxigênio, aparece de máscara no rosto em meio à inauguração de um complexo para receber doentes da Covid com necessidade de oxigênio. Na gravação, editada, as imagens dos aparelhos se alteram com as de Prevost rezando a Bíblia e discursando para os presentes.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o papa Leão XIV atuou como missionário no Peru por quase duas décadas, tendo vivido em Chiclayo por nove anos. Sua conexão com o país andino o levou a se naturalizar cidadão peruano em 2015. (ANSA).