Donald Trump afirmou, nesta segunda-feira (12), que seria “estúpido” rejeitar o avião que o Catar ofereceu aos Estados Unidos.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou na manhã desta segunda-feira que a família real do Catar ofereceu um Boeing 747-8 Jumbo descrito pela mídia como um “palácio no céu”.
“É um grande gesto”, disse Trump aos repórteres quando perguntado se o Catar esperava algo em troca.
“Eu jamais recusaria uma oferta dessas. Eu poderia ser estúpido e dizer: ‘Não, não queremos um avião de graça e muito caro’”, acrescentou.
Os detalhes legais dessa oferta “ainda estão sendo elaborados”, disse Leavitt à Fox News.
“Mas, é claro, qualquer doação a este governo é sempre feita em total conformidade com a lei, e estamos comprometidos com a máxima transparência e continuaremos a fazê-lo”, acrescentou.
Este pode ser o item mais caro já doado ao governo dos EUA.
O presidente americano partiu nesta segunda-feira para o Oriente Médio para uma viagem de vários dias com escala no Catar.
A porta-voz também afirmou que o Catar não espera nenhum tratamento especial em troca, porque “eles conhecem o presidente Trump e sabem que ele só trabalha com os interesses americanos em mente”.
Esse presente levanta potenciais conflitos de interesse, especialmente porque a Constituição dos Estados Unidos proíbe as autoridades de aceitar presentes “de um rei, príncipe ou Estado estrangeiro”.
No entanto, pode haver uma brecha jurídica, especialmente se for oferecido como um presente ao Pentágono.
O presidente republicano planeja substituir os dois atuais Boeing 747-200B, que entraram em serviço em 1990 no governo do presidente George Bush pai.
dk/bgs/st/erl/mel/dga/aa/am