Conheça Ancelotti, multicampeão que treinará seleção brasileira

SÃO PAULO, 12 MAI (ANSA) – Após uma longa novela, o italiano Carlo Ancelotti, detentor de 30 títulos na carreira, foi anunciado nesta segunda-feira (12) como novo técnico do Brasil, pentacampeão do mundo.   

Natural de Reggiolo, uma pequena cidade da região da Emilia-Romagna, Carletto, como é chamado, encerrará no fim de maio sua passagem pelo Real Madrid e iniciará uma experiência inédita em sua longa trajetória no futebol: comandar uma seleção.   

Um dos treinadores mais respeitados do futebol mundial, Ancelotti começou sua trajetória na beira do gramado no início dos anos 1990, quando foi auxiliar de Arrigo Sacchi na Azzurra, mas nunca chegou a trabalhar efetivamente como técnico de um país.   

O primeiro clube a apostar em Ancelotti foi a Reggiana em 1995, que obteve um bom retorno, pois a equipe voltou à Série A da Itália sob a liderança do ex-atleta. O então jovem técnico atraiu os olhares do velho conhecido Parma, clube que o revelou ao futebol, e engatou uma trajetória recheada de vitórias.   

No entanto, os troféus demoraram para chegar na carreira de Carletto, pois o treinador amargou três vice-campeonatos do liga italiana com Parma (96/97) e Juventus (99/00 e 00/01).   

Após um período de adaptação ao novo cargo e muitas críticas pela falta de conquistas, apesar dos bons trabalhos exercidos, Ancelotti se libertou dessas amarras em 2002/03, quando liderou o Milan rumo aos troféus da Copa da Itália, estabelecendo a primeira grande conquista de Carletto, e da Champions League, após uma épica decisão contra a Juventus. A partir daí, ele não parou mais e venceu em praticamente todos os lugares.   

Em Milão, Ancelotti ainda teve tempo de ganhar uma Série A (03/04), duas Supercopas da Uefa (2003 e 2007), uma Supercopa da Itália (04/05), um bicampeonato da Liga dos Campeões (06/07) e um Mundial de Clubes da Fifa (07/08).   

Após oito temporadas no Milan, Ancelotti expandiu seus horizontes e deixou o futebol italiano pela primeira vez. As suas passagens por Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Bayern de Munique culminaram em 19 conquistas, entre elas uma Premier League (09/10), uma Ligue 1 (12/13), uma Bundesliga (16/17), duas La Liga (21/22 e 23/24), três Champions League (13/14, 21/22 e 23/24) e três Mundiais (2014, 2022 e 2024).   

A partir de agora, Carletto vai experimentar um novo rumo, onde o objetivo é muito claro: levar o Brasil de volta ao topo da Copa do Mundo. Caso isso ocorra no próximo ano, Ancelotti terá uma carreira totalmente completa e difícil de ser alcançada. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.