Polônia anuncia fechamento de consulado russo após acusar Moscou por incêndio criminoso

O governo da Polônia anunciou nesta segunda-feira (12) o fechamento do consulado da Rússia em Cracóvia, após concluir que o incêndio que destruiu o maior shopping center de Varsóvia, há um ano, foi provocado por ordem dos serviços secretos russos. A medida eleva ainda mais a tensão diplomática entre os dois países, de acordo com o site Politico.

Segundo o ministro das Relações Exteriores polonês, Radosław Sikorski, a decisão foi tomada por volta das 9h no horário local (4h de Brasília), após avaliação conjunta da chancelaria com os serviços de segurança e o Ministério da Justiça.

“Uma hora atrás, tomei a decisão de fechar o consulado russo em Cracóvia. Isso se deve ao fato de que nosso ministério da Justiça e os serviços de segurança encontraram provas de que eles estavam por trás de um ato de incêndio criminoso na Polônia há um ano”, declarou o ministro.

Bandeira da Polônia (Foto: Lukas Plewnia/Flickr)

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, antecipou os resultados da investigação no domingo (11), ao revelar que o incêndio de grandes proporções que devastou o shopping em Varsóvia foi causado por sabotadores a serviço da inteligência russa. “Alguns dos autores já foram detidos, todos os demais estão identificados e sendo procurados. Vamos pegar todos vocês!”, disse.

Sikorski, que estava em Londres para uma reunião do grupo Weimar-Plus sobre a guerra da Ucrânia, reforçou a gravidade da ação. “Este foi um enorme incêndio em um shopping de Varsóvia no qual, por pura sorte, ninguém se feriu. Isso é completamente inaceitável, por isso o consulado russo terá de deixar o país. Eles ainda terão mais um, e se esses ataques continuarem, tomaremos novas medidas.”

Ataques incendiários têm sido identificados como parte das estratégias híbridas adotadas pela Rússia nos últimos anos, especialmente em países do Leste Europeu. Além da espionagem, essas ações visam causar instabilidade e minar instituições democráticas.

Em resposta à medida, o governo russo prometeu retaliação. “Varsóvia busca deliberadamente arruinar as relações, ao agir contra seus próprios cidadãos. Uma resposta apropriada a esses passos inadequados será anunciada em breve”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à agência estatal Tass.

O post Polônia anuncia fechamento de consulado russo após acusar Moscou por incêndio criminoso apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.