A primeira-dama do Brasil, Janja Silva, protagonizou um “climão” durante encontro com o presidente Xi Jinping ao dizer que o algoritmo do TikTok favorece os discurso da direita no Brasil. O líder chinês afirmou que as autoridades brasileiras possuem legitimidade para regular e até mesmo banir a plataforma do seu território.
Segundo os colunistas Andréia Sadi e Valdo Cruz, do G1, integrantes da comitiva brasileira disseram que Janja pediu a palavra e relatou sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa no Brasil.
Um ministro chegou a afirmar que ninguém entendeu “nem o tema, nem o pedido” da primeira-dama, visto que não havia a previsão de ocorrer falas durante o encontro com o líder chinês.
Outro integrante da comitiva classificou a situação como constrangedora e avaliou que isso pode ser considerado como um ponto negativo na viagem que, até o momento, teve apenas resultados positivos para o País.
A postura de Janja foi considerada desrespeitosa e, além de Xi Jinping, a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, teria ficado incomodada com o ocorrido.
Outros integrantes da comitiva brasileira relembraram que o governo dos Estados Unidos tenta forçar a venda da participação da empresa chinesa para uma companhia norte-americana e isso tem gerado irritação no poder executivo chinês.