O CEO do UnitedHealth Group, Andrew Witty, está deixando imediatamente seu cargo por “motivos pessoais”, anunciou a empresa na terça-feira (13). Ele será substituído por Stephen Hemsley, presidente do conselho da seguradora de saúde e ex-CEO de 2006 a 2017.
Witty, que dirigiu o gigante da saúde por quatro anos, permanecerá em um papel limitado como consultor sênior de Hemsley.
“Somos gratos pela administração de Andrew no UnitedHealth Group, especialmente durante alguns dos momentos mais desafiadores que qualquer empresa já enfrentou”, disse Hemsley em comunicado, acrescentando que a empresa “valorizou muito sua liderança e compaixão como diretor executivo e como diretor, e desejamos o melhor para ele e sua família”.
Witty ajudou a conduzir a empresa após o assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, no ano passado. A UnitedHealthcare é uma unidade da empresa-mãe que Witty comandava.
O tiroteio fatal de Thompson em frente a um hotel de Nova York trouxe à tona significativa indignação pública sobre a indústria de seguros de saúde, com Witty reconhecendo publicamente em um ensaio do New York Times que o sistema de saúde dos EUA “não é perfeito” e que as decisões sobre cobertura “não são bem compreendidas”.
Witty também defendeu a UnitedHealthcare, o braço de seguros de saúde da empresa, embora tenha reconhecido que ela compartilha parte da responsabilidade pela falta de compreensão sobre decisões de atendimento.
Também na terça-feira, o UnitedHealth Group (UNH) suspendeu as perspectivas financeiras para o ano porque os custos do Medicare Advantage “permaneceram mais altos que o esperado”. A empresa espera retornar ao crescimento em 2026.
No mês passado, em uma teleconferência com analistas após seu relatório de lucros mais recente, Witty disse que seu “desempenho geral foi francamente incomum e inaceitável”. As ações naquele dia caíram mais de 20%, sua maior queda em um único dia em quase três décadas.
As ações caíram quase 11% no pré-mercado na terça-feira.
Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono
Este conteúdo foi originalmente publicado em CEO do UnitedHealth Group renuncia após desafios no setor de saúde dos EUA no site CNN Brasil.