A Waymo, empresa da Alphabet, está fazendo recall de mais de 1.200 carros autônomos para atualização de software e lidar com riscos de colisões com correntes, portões e outras barreiras depois que autoridades dos Estados Unidos abriram uma investigação sobre a empresa no ano passado.
O recall afeta 1.212 veículos da Waymo que operam com software do sistema de direção automatizada (ADS) de quinta geração da companhia, informou a empresa.
A Waymo tem mais de 1.500 veículos em circulação nas cidades norte-americanas de San Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.
A empresa disse estar ciente de 16 colisões com correntes, portões e outras barreiras entre 2022 e o final de 2024. Mas elas não resultaram em nenhum ferimento, de acordo com um relatório apresentado à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA).
A agência abriu uma investigação sobre o desempenho dos veículos autônomos da Waymo em maio de 2024, após relatos de que os carros da empresa exibiam um comportamento de direção que potencialmente violava leis de segurança no trânsito.
A agência disse que vários incidentes sob investigação “envolveram colisões com objetos claramente visíveis que um motorista competente deveria evitar”.
O problema foi corrigido com a atualização do software de condução autônoma de sexta geração, disse a Waymo, acrescentando que havia implantado a versão mais recente do ADS em toda a frota até o final de dezembro.
“A Waymo oferece mais de 250 mil viagens pagas todas as semanas em alguns dos ambientes de direção mais desafiadores dos EUA”, disse a empresa nesta quarta-feira.
Em fevereiro de 2024, a Waymo fez recall de 444 veículos autônomos após duas pequenas colisões em rápida sucessão no Estado norte-americano do Arizona, dizendo que um erro de software poderia resultar em veículos automatizados prevendo de forma imprecisa o movimento de um veículo rebocado.
As empresas de veículos autônomos, incluindo a Waymo e a Cruise, da General Motors, passaram por uma maior fiscalização após um incidente em 2023 em que um pedestre foi gravemente ferido por um veículo da Cruise. A GM cortou o financiamento da Cruise.
A Waymo fez o recall de mais de 670 veículos em junho, depois que um deles atingiu um poste de madeira em Phoenix, Arizona, em maio de 2024.
Na semana passada, a Zoox, unidade de carros autônomos da Amazon.com, anunciou recall de 270 veículos depois que um deles se envolveu em uma colisão com outro carro em Las Vegas. Ninguém ficou ferido.
iFood divulga aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho
Este conteúdo foi originalmente publicado em Waymo recolhe 1,2 mil carros autônomos nos EUA após colisões no site CNN Brasil.