O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decidiu que não participará das conversas com representantes russos em Istambul, na Turquia. Devido à ausência do russo Vladimir Putin, Kiev optou por enviar uma comitiva liderada pelo ministro da Defesa…
A reunião entre russos e ucranianos seria a primeira tentativa de contato direto entre Putin e Zelensky desde as semanas iniciais da invasão russa, em fevereiro de 2022. Ainda assim, as ausências de figuras-chave alimentam o ceticismo quanto à possibilidade de avanços reais.
Putin, que chegou a propor os encontros, não participará. Zelensky também não estará presente e se irritou com a decisão do russo.

“Não podemos ficar correndo pelo mundo procurando por Putin”, disse ele, segundo a agência Reuters. “Sinto falta de respeito da Rússia. Sem horário para reunião, sem pauta, sem delegação de alto nível… isso é desrespeito pessoal a Erdogan, a Trump.”
Quem também ficará de fora é o presidente dos EUA, Donald Trump. Ele chegou a sugerir mudanças em sua agenda de viagem ao Oriente Médio para comparecer às negociações, mas acabou descartando a presença. De acordo com a rede CNN, o líder norte-americano afirmou que “nada” será decidido sobre a Ucrânia até que ele e Putin se encontrem. E acrescentou que a ausência do presidente russo não o decepcionou.
A nova tentativa de diálogo ocorre em um momento em que aumentam as pressões internacionais por um cessar-fogo. Tanto Trump quanto os aliados europeus de Zelensky indicaram que poderão impor sanções adicionais a Moscou caso não haja avanço nas conversas ou um compromisso com a interrupção das hostilidades.
A data oficial de início das negociações ainda não foi divulgada. Por enquanto, não há sinal de que os principais líderes pretendam alterar sua posição.
O post Zelensky fala em ‘desrespeito’ de Putin e desiste de participar pessoalmente de negociações de paz apareceu primeiro em A Referência.