Durante sessão realizada na Câmara de Balneário Camboriú (SC), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), questionou o “golpe” do regime ditatorial de 1964, durante discussão para instituir o “Dia Municipal da Democracia” na cidade.
“Sabemos que, tudo o que vem do PT, pelo menos a grande maioria, é de cunho ideológico. Engraçado, né, o PT fala que é a favor da democracia, fala tanto em democracia…Que golpe foi esse em 64? No qual o povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil. Na qual, em abril de 64, o Congresso votou e elegeu Castelo Branco. Que golpe foi esse? Me explica”, questionou.
De acordo com ele, a maioria “dos mais velhos”, responderia que o período da ditadura militar foi “a melhor época do Brasil”.
“Eu vejo muitos vereadores aqui da base do governo assinando embaixo. Muitos mais velhos, que também acompanharam o regime e a maioria dos mais velhos, se você perguntar, foi a melhor época do Brasil”, completou.
O projeto de lei em discussão tem por objetivo a criação do “Dia Municipal da Democracia”, em memória do ex-prefeito de Balneário, Higino João Pio, o primeiro a ser eleito democraticamente no município e morto no contexto do regime ditatorial instaurado em 1964.
Na sequência da sessão, o vereador Eduardo Zanatta (PT), autor da proposta, rebateu as afirmações de Jair Renan.
“Antes da gente entrar no nível de discussão de que a Terra é plana, eu vou sugerir para que venha para o dia da votação… Tem algum tempo até a próxima semana, certo presidente? Então que o vereador Jair Bolsonaro faça uma breve pesquisa no arquivo histórico do município, está tudo à disposição, e assista um filme que foi produzido pela Lei de Incentivo à Cultura, chamado “Higino Pio: A Verdade Revelada”, eu acho que é um início para conhecer um pouco mais a história de Balneário Camboriú”, disse.
O presidente da Câmara, Marcos Kurtz (Podemos), também se pronunciou sobre o tema, dizendo à Jair Renan que a ideia, a partir do projeto, é “instituir o Dia da Democracia para que se possa, realmente, enaltecer essa pessoa, esse prefeito que foi eleito, não conseguiu exercer o seu mandato e foi morto durante seu mandato e não é historinha para boi dormir não”.
A CNN procurou o PT para se manifestar sobre o assunto e aguarda resposta.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Que golpe foi esse?, questiona Jair Renan sobre 1964 em sessão na Câmara no site CNN Brasil.