Gripe aviária: veja quais são os casos investigados no Brasil

O governo brasileiro investiga até o momento, nesta segunda-feira (19), dois casos de suspeita de gripe aviária por Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais.

Após a confirmação do primeiro foco em uma granja no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que investiga um possível foco em Aguiarnópolis, Tocantins.

Segundo dados de investigações em andamento divulgados em uma plataforma pela pasta, há outra suspeita em granja comercial de Ipumirim, Santa Catarina.

Com isso, o total de gripe aviária por IAAP em granjas comerciais pode chegar a três, caso haja a confirmação dos casos em que há suspeita da doença.

 

O Mapa mostra que existem seis investigações em andamento de suspeita de IAAP no país. No entanto, 4 delas recaem sobre aves localizadas em propriedades familiares de subsistência, ou seja, sem impacto comercial.

O primeiro caso da doença em uma ave de subsistência foi confirmado em 27 de junho de 2023. De lá para cá, houve a confirmação de outros dois casos, além de 164 registros de IAAP em aves silvestres.

Veja abaixo onde estão localizadas as investigações em andamento:

  • Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
  • Ipumirim (SC) – granja comercial;
  • Triunfo (RS) – produção doméstica para subsistência;
  • Nova Brasilândia (MT) – produção doméstica para subsistência;
  • Gracho Cardoso (SE) – produção doméstica para subsistência;
  • Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária: veja quais são os casos investigados no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.