Irã adverte que não haverá acordo se EUA insistirem em barrar enriquecimento de urânio

O Irã declarou nesta segunda-feira (19) que, se os Estados Unidos insistirem em interromper seu enriquecimento de urânio, não haverá acordo entre os dois países sobre o programa nuclear iraniano, depois que o governo americano afirmou que essa é sua linha vermelha. “Em relação ao enriquecimento zero, dissemos desde o início que, se essa for a posição deles, é natural que não cheguemos a lugar algum”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano e negociador sobre o acordo, Majid Takht Ravanchi. O político disse que a posição do Irã é “clara” e que ele declarou “repetidamente” que para o país o enriquecimento “é uma conquista nacional”. Irã e EUA iniciaram as negociações sobre o programa nuclear do primeiro em 12 de abril e até agora realizaram quatro rodadas, com outra reunião programada para este fim de semana em solo europeu.

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, comentou no domingo, em entrevista à rede “ABC”, que o enriquecimento de urânio do Irã é uma linha vermelha para Washington. “Temos uma linha vermelha muito clara: o enriquecimento. Não podemos permitir nem mesmo 1% de capacidade de enriquecimento”, disse o negociador-chefe dos EUA nas negociações nucleares com o Irã. Witkoff declarou que seu país apresentou uma proposta ao Irã que, segundo ele, “aborda algumas dessas questões sem desrespeitá-los”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No entanto, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, negou que tenha recebido tal proposta e também advertiu que seu país não abrirá mão do direito de enriquecer urânio para fins pacíficos. O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a fazer ameaças militares contra o Irã se um acordo não for alcançado e retomou a chamada “política de pressão máxima” contra o país depois de abandonar o pacto nuclear de 2015.

*Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.