Manchester City e Chelsea confirmaram presença na próxima edição da Champions League com vitórias decisivas na última rodada da Premier League, disputada neste domingo (25). Apesar da derrota para o Everton, o Newcastle United também garantiu vaga na competição continental.
O City, que teve uma temporada aquém das expectativas, precisava apenas de um empate fora de casa contra o Fulham, mas venceu com tranquilidade por 2 a 0, encerrando o campeonato na terceira colocação, com 71 pontos.
Já o Chelsea, comandado por Enzo Maresca, entrou em campo na quinta posição — última que dá acesso à Champions — e fez sua parte ao bater o Nottingham Forest por 1 a 0, fora de casa. O resultado levou os Blues à quarta colocação, com 69 pontos.
O Newcastle respirou aliviado. Mesmo sendo derrotado por 1 a 0 em casa pelo Everton, terminou empatado com o Aston Villa em pontos (66), mas garantiu a vaga na Liga dos Campeões pelo saldo de gols. O Villa perdeu por 2 a 0 para o Manchester United e ficou com a vaga na Liga Europa.
Com isso, o Nottingham Forest, que ainda sonhava com um lugar entre os cinco primeiros, disputará a Conference League.
O campeão Liverpool se despediu da temporada com empate por 1 a 1 contra o Crystal Palace, em clima festivo em Anfield. Já o Arsenal, vice-campeão com 10 pontos a menos que os Reds, superou o lanterna Southampton por 2 a 1.
Em Londres, o Brighton surpreendeu o Tottenham com uma goleada por 4 a 1 e ficou em oitavo lugar. Mesmo assim, a equipe do sul da Inglaterra ficou fora das competições europeias. O Tottenham, por sua vez, encerrou a temporada em 17º — seu pior desempenho desde o rebaixamento em 1977.