A meio-campista do Barcelona, Aitana Bonmatí, foi eleita neste domingo (25) a melhor jogadora da temporada da Champions League Feminina, após ajudar o time espanhol a alcançar sua quinta final consecutiva na competição.
Bonmatí, que recebe o reconhecimento pelo terceiro ano seguido, teve papel fundamental na campanha europeia do Barça, com cinco assistências e quatro gols. No entanto, a equipe não conseguiu levantar o troféu pela terceira vez consecutiva, sendo derrotada pelo Arsenal por 1 a 0 na final, no sábado (24).
A jogadora de 27 anos também ficou no topo da lista dos melhores gols da temporada, graças a uma jogada individual brilhante na segunda partida da semifinal contra o Chelsea, em Stamford Bridge.
Na ocasião, Bonmatí driblou Niamh Charles, avançou pelo meio-campo adversário e finalizou no ângulo, abrindo o placar que culminaria em mais uma vitória por 4 a 1 e a vaga na final.
Além de Bonmatí, outras quatro jogadoras do Arsenal foram incluídas no time da temporada: a goleira Daphne van Domselaar, as defensoras Emily Fox e Leah Williamson, além das atacantes Mariona Caldentey e Alessia Russo. Do lado do Barcelona, também foram escolhidas María León, Patricia Guijarro e Clàudia Pina.
A seleção das melhores contou ainda com Sandy Baltimore, do Chelsea, e Melchie Dumornay, meia do Lyon, de apenas 21 anos, que foi reconhecida como a melhor jogadora jovem da temporada.
(Reportagem de Anita Kobylinska em Gdansk; edição de Clare Fallon)