Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (25), o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, minimizou qualquer mal-estar com Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e seu principal opositor no processo eleitoral que definiu a nova liderança da entidade máxima do futebol nacional.
“Nunca houve distanciamento. Nós somos profissionais, colegas, presidentes de federações. O diálogo sempre existiu e sempre vai existir”, comentou Xaud.
Reinaldo Carneiro Bastos, adversário de Samir Xaud na disputa pela presidência da entidade, conquistou o apoio de 32 clubes de futebol da Série A e Série B. Já Xaud obteve apoio de apenas dez clubes, mas como detinha 25 das 27 federações ao seu lado, não necessitou do apoio das outras equipes.
“Teve uma resistência, eu até entendo o posicionamento dos clubes em relação ao pleito eleitoral, mas todos fomos pegos de surpresa pela decisão judicial. Então, nós precisávamos resolver o mais breve possível, porque eles deram um prazo bem curto e a queixa dos clubes foi essa, que não tiveram tempo de participar, de sentar na mesa. Mas como eu falei, o diálogo está aberto. Eu conversei pessoalmente com todos os presidentes, entendo o posicionamento de cada um. Isso é um pleito eleitoral democrático, como outro qualquer. Então, o diálogo tem sempre que existir”, disse.
Xaud também destacou que um dos pilares de sua gestão será o fortalecimento do relacionamento com clubes, federações e atletas, visando uma administração mais transparente e participativa.
“Isso é um dos pilares da minha proposta, do plano de trabalho que nós temos. Essa relação mais próxima, tanto dos clubes quanto das federações, quanto dos atletas, é muito importante. Eu acho que a construção passa por todos os personagens. E vamos fazer sim uma gestão transparente com muito diálogo. Eu acredito que com essa proximidade nós conseguiremos construir um trabalho promissor para o futebol brasileiro”, concluiu o novo mandatário.
CNN Esportes S/A
Com Samir Xaud, o CNN Esportes S/A chega à 96ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.