Apesar de ter desistido da candidatura à presidência da CBF por falta de apoio entre as federações, Ronaldo continua sendo figura central nos debates sobre o futuro do futebol brasileiro.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o novo presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que está disposto a ouvir e dialogar com o ex-atacante. Ele também ressaltou que recebeu com tranquilidade o posicionamento dos ex-atletas da Seleção Brasileira sobre sua candidatura.
“São ex-atletas campeões. Precisamos sim ter diálogo com eles também, pegar a expertise, experiência que eles têm no futebol brasileiro, e se tivermos essas mentes pensantes dando ideias na mesa e discutindo, acho que é de grande valia para toda gestão da CBF e para o futebol”, disse Xaud.
Ronaldo vinha articulando nos bastidores sua possível candidatura, mas recuou diante da dificuldade de formar uma base de apoio sólida entre os dirigentes das federações.
“No meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo”, escreveu o pentacampeão.
Em entrevista recente ao canal BandSports, Ronaldo questionou o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol.
“Se não mudar o estatuto, essa palhaçada vai continuar. Muda a página, mas o livro é o mesmo. É tudo farinha do mesmo saco”, disparou.
Ainda assim, Samir Xaud sinalizou que há espaço para colaboração. Ele também apontou que a forma como Ronaldo se aproximou nas eleições passadas não foi a mais “adequada”.
“Ronaldo é um grande ex-atleta. Uma pessoa, um profissional que tem os seus negócios, tem suas ideias. A maneira que ele se aproximou nas eleições passadas, acredito eu que não foi a mais adequada. Eu acho que faltou o diálogo, o contato”, avaliou o presidente. “Mas como eu já disse, a CBF a partir de agora vai fazer uma gestão voltada no diálogo, na transparência e com certeza nós precisaremos também das ideias dele”.
“As portas da CBF estão abertas para o Ronaldo e acredito sim que a gente ainda vai ter um bom diálogo sobre isso e juntar as forças para corrermos atrás da nossa sexta estrela”, encerrou.
CNN Esportes S/A
Com Samir Xaud, o CNN Esportes S/A chega à 96ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.