Se autonomia do BC acabar, mérito será todo de Campos Neto, diz Josué Gomes

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, afirmou em encontro com jornalistas na manhã desta terça-feira (30) que, na sua visão, caso a autonomia do Banco Central (BC) “acabe”, a culpa será de seu presidente, Roberto Campos Neto.

“Ele [Campos Neto] optou pessoalmente por um posicionamento político. Se acabarem com a autonomia do Banco Central, mérito terá sido todo do Roberto Campos Neto. Não acho que acabará e espero que não acabem, mas o mérito terá sido dele”, disse.

Na conversa, Josué pediu para que o debate não fosse “fulanizado”. Na sua visão, contudo, a discussão sobre a politização do Comitê de Política Monetária (Copom) foi aberto pelo presidente da autarquia. Ele mencionou episódio em que Campos Neto decidiu, nas eleições de 2022, votar com a camisa da Seleção Brasileira.

Também foi alvo de menção o comparecimento de Campos Neto a homenagem promovida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — o que desencadeou críticas por parte do presidente Lula. O petista, para Josué, também politiza o debate sobre o Copom, “equivocadamente”.

Josué Gomes pediu ainda que a discussão sobre as decisões do Copom sobre a Selic (hoje estacionada em 10,5% ao ano) estejam acompanhadas de mais tranquilidade e considerem, inclusive, a possibilidade de o colegiado errar ao fixar a taxa de juros básica da economia.

“O Brasil conseguiu criar essa narrativa de que o Copom é um conjunto de pessoas iluminadas com modelos matemáticos sofisticados e que, portanto, não erram. Os milhões de banqueiros centrais do mundo, inclusive brasileiros, têm a humildade de conversar com os setores”, disse.

“Eu já ouvi um dos, para mim, melhores banqueiros centrais que tivemos, o Ilan [Goldfajn], dizer que há possibilidade de erro do Copom na Selic. Acho que eles erram, porque são pessoas e os modelos não são perfeitos”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Se autonomia do BC acabar, mérito será todo de Campos Neto, diz Josué Gomes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.