Operação Mute apreende 982 celulares em presídios no Brasil

Cerca de 982 celulares foram apreendidos dentro dos presídios brasileiros na quinta fase da Operação Mute. No total, nas cinco fases da operação, 4.757 celulares foram retirados dos presídios.

A ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi simultânea, em todo o país e mobilizou 3.463 policiais penais.

Mais de 3 mil celas, com cerca de 54 mil presos, foram inspecionadas entre os dias 24 e 26 de julho.

Além dos celulares, foram apreendidos: mil carregadores, 397 chips, 314 fones de ouvido, 348 facas e tesouras, 29 roteadores e 19 pen drives, além de quatro artefatos explosivos e três armas de fogo.

As revistas em pavilhões e celas têm como alvo principal a retirada de aparelhos celulares, considerados essenciais para a comunicação do crime organizado.

Segundo o Ministério da Justiça, para enfrentar o uso clandestino do dispositivo, estão sendo implementadas novas rotinas e procedimentos nos estabelecimentos penais. Além disso, a Diretoria de Inteligência Penitenciária está colaborando com outras forças para combater as comunicações proibidas dentro do sistema prisional.

Divulgação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária sobre apreensão de mais de 100 celulares em presídio de Campos.

© Divulgação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária

Segurança Brasília 31/07/2024 – 09:29 Sâmia Mendes- Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas – repórter da Rádio Nacional Operação Mute Celulares presídios quarta-feira, 31 Julho, 2024 – 09:29 98:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.