Julho de 2024 bate recorde histórico de focos de incêndio no Amazonas, aponta Inpe

Julho deste ano bateu o recorde de focos de incêndio para o mês no estado do Amazonas. É o mês com mais focos desde o início do monitoramento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.

Ao todo, foram detectados 4.072 focos de queimada, número que supera o recorde anterior de 2.119 focos, de julho de 2020. O resultado de 2024 representa aumento de cinco vezes em relação à média histórica de focos para o mês de julho (757 focos), segundo a série monitorada pelo Programa Queimadas, do Inpe.

Apenas na última terça-feira (30), o estado alcançou um pico de 783 focos em um único dia, número que superior a média do mês completo e maior do que o total registrado em outros meses do ano. A nível de comparação, o pico de incêndios em julho do ano passado foi de 480 focos, no dia 29 do mês.

Até o sétimo mês do ano, o estado do Amazonas já soma mais que o dobro de focos de incêndio que o registrado no mesmo período do ano passado. Nesta quarta-feira (31), o Amazonas contabiliza 4.738 focos de queimadas no ano, contra 2.337 de janeiro a julho de 2023.

Focos de Queimadas no Amazonas

  • Janeiro: 160
  • Fevereiro: 141
  • Março: 35
  • Abril: 32
  • Maio: 40
  • Junho: 258
  • Julho: 4072

Em nota, o Ibama informa que tem no Amazonas 110 brigadistas de incêndios florestais contratados pelo órgão exclusivamente para combater o fogo. O instituo ainda informa que “está atuando em áreas prioritárias do Sul do Estado onde ocorrem a maior parte dos desmatamentos, incêndios florestais e queimadas há mais de 15 anos e, neste ano, criou a Superintendência do Ibama no Amazonas, uma equipe do PREVFOGO, composta por 5 servidores. Com isso, foi possível criar uma brigada de incêndios florestais (BRIF).”

A CNN entrou em contato com o Governo do Amazonas e o Corpo de Bombeiros do estado e não obteve resposta até a publicação desta matéria.

*Sob supervisão de Guilherme Gama 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Julho de 2024 bate recorde histórico de focos de incêndio no Amazonas, aponta Inpe no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.