Após ensaiarem aliança, Tabata e Datena chegam a convenções em meio a racha e expectativa

Após ensaiarem uma aliança na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o jornalista José Luiz Datena (PSDB) e a deputada federal (PSB) Tabata Amaral serão confirmados como candidatos por seus partidos neste sábado (27), em meio a um racha dos tucanos e expectativa pelos vices.

O objetivo inicial da pré-campanha do PSB era unir forças com o jornalista e anunciá-lo como vice na chapa, o que não acontecerá.

Será a primeira vez que ambos disputarão cargos no Executivo. Tabata foi eleita deputada federal em 2018 e 2022. Datena, por sua vez, ensaiava disputar cargos eletivos desde 2016, mas sempre desistiu antes de ter a candidatura oficializada.

 

Convenção do PSB

O evento de convenção do PSB para oficialização de Tabata começará às 9h, na escola de samba Rosas de Ouro, na zona norte da capital paulista.

Devem estar presentes na ocasião o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB). Ambos são ex-governadores de São Paulo.

Segundo a campanha de Tabata, o vice não será anunciado durante a convenção. A divulgação do nome acontecerá “no momento certo”, de acordo com seus interlocutores.

Até o momento, nenhum partido anunciou a apoio a Tabata, que sempre buscou uma aliança com o PSDB — inclusive, influenciando em movimentos de Datena.

A campanha da deputada ainda nutre a expectativa de conseguir um acerto para uma aliança com os tucanos.

As negociações

No fim de 2023, para ter Datena como seu vice, Tabata fez um convite, que foi prontamente aceito pelo apresentador: ele trocou de partido, indo do PDT para o PSB.

Posteriormente, após quatro meses, Datena fez uma troca: foi para o PSDB.

Mesmo com a mudança, Tabata continuava afirmando que ele seria seu vice e que a chapa estava fortalecida com isso.

“Nosso projeto para São Paulo está cada vez mais forte. Tenho muito orgulho da parceria que venho construindo com o Datena ao longo dos últimos meses. Sua ida para o PSDB fortalece a nossa candidatura e muito me honra”, declarou Tabata em 3 de abril.

No mesmo dia, que marcava a véspera da filiação de Datena aos tucanos, auxiliares da deputada anunciavam que, no evento, aconteceria o anúncio de que ele seria seu vice.  Entretanto, mesmo com Tabata ao seu lado, o apresentador desconversou sobre o assunto durante seu anúncio no PSDB.

A partir daí, surgiu o movimento para que o jornalista fosse cabeça de chapa pelo PSDB.

Em maio, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse à CNN que Datena seria pré-candidato pelo partido, o que veio a se confirmar no mês seguinte. Na ocasião, o jornalista afirmou que iria “até o fim” na disputa.

Convenção do PSDB

Já a convenção do PSDB está marcada para acontecer no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a partir das 10h.

A candidatura de Datena foi aprovada por unanimidade pelo colegiado nacional da federação PSDB-Cidadania, na última sexta-feira (26), antes da convenção.

O episódio fez o ex-presidente do diretório municipal paulistano da sigla Fernando Alfredo entrar na Justiça.

Alfredo também deseja ser candidato e, para isso, pede tanto a realização de prévias quanto o cancelamento da convenção por, segundo ele, violações em resoluções da federação:

  1. Por ser prevista a realização de prévias quando mais de um filiado deseja ser candidato para um cargo eleito;
  2. Pelo nome de Datena não ter sido aprovado durante a convenção e, sim, em uma reunião interna.

De acordo com a federação PSDB-Cidadania, a aprovação de Datena seguiu seu estatuto, no qual é estabelecido que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso da capital paulista, a aprovação de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional. São Paulo tem 9,3 milhões de eleitores.

O Código Eleitoral, contudo, estabelece que é necessário escolher o candidato dentro de uma convenção partidária e, não apenas internamente, quais serão os candidatos a um cargo eletivo.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, declarou que a convenção municipal servirá para a confirmação do candidato a vice-prefeito na chapa, cujo nome será anunciado pelo próprio Datena.

Farpas

Já no começo de julho, os dois trocaram farpas sobre a possível aliança.

Segundo Datena, foi Tabata que lhe jogou “no coloco do PSDB, e não o contrário”.

“Ela insistiu, eu fui para o PSDB. Se o PSDB me convidou para ser prefeito, o problema é entre ela e o PSDB”, declarou o jornalista.

Ao rebater a declaração, a deputada afirmou que esperaria até este sábado para que o PSDB honrasse o acordo e indicasse seu vice. “A gente mantém nossa palavra e não volta atrás. Eles [PSDB] é que têm que explicar por que recuaram e se vão continuar recuando”, citou na ocasião.

Agora, os dois serão adversários no pleito que tem o primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após ensaiarem aliança, Tabata e Datena chegam a convenções em meio a racha e expectativa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.