UE lamenta imposição de taxas contra Canadá, México e China

BRUXELAS, 2 FEV (ANSA) – A União Europeia (UE) lamentou neste domingo (2) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas contra Canadá, México e China e disse estar pronta para “responder firmemente a qualquer parceiro comercial que imponha taxas injustas ou arbitrárias aos produtos europeus”.   

A declaração foi dada à ANSA por um porta-voz da Comissão Europeia, que expressou “pesar pela decisão dos Estados Unidos” taxar em 25% as importações de Canadá e México e em 10% as da China.   

“No momento, não temos informações sobre novas taxas que atingiram os produtos da UE. Nossa relação comercial com os Estados Unidos é a maior do mundo. Há muito em jogo”, enfatizou Bruxelas, convidando Washington a “fortalecer essa relação”.   

Segundo o porta-voz do bloco, as tarifas “são prejudiciais a todas as partes”, principalmente porque “medidas tarifárias transversais aumentam os custos empresariais, prejudicam trabalhadores e consumidores”.   

“Impostos criam perturbações econômicas desnecessárias e aumentam a inflação”, destacou o representante europeu, lembrando que “mercados abertos e respeito às regras do comércio internacional são essenciais para um crescimento econômico forte e sustentável”.   

Por fim, foi reafirmado que “a UE acredita firmemente que tarifas baixas impulsionam o crescimento e a estabilidade econômica dentro de um sistema comercial competitivo, forte e baseado em regras”. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.