Kevin Joseph Farrell é o cardeal camerlengo da Igreja Católica Apostólica Romana. Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), Farrell assume provisoriamente a administração da Santa Sé, sendo inclusive responsável pela organização do conclave que elegerá o novo santo padre.
A palavra “camerlengo” vem do latim “camarlingus” ou “camerarius“, que significa “adido à câmara” ou “camareiro”. O camerlengo é quem presta assistência ao papa, acompanhando-o e sendo responsável, inclusive, por atestar sua morte. Um ritual que era realizado pelo cardeal era de dar três batidas com um martelo de prata na cabeça do pontífice, enquanto fala o nome dele.
As funções do camerlengo estão explicadas no documento conhecido como Universi Dominici Gregis, uma espécie de constituição da Igreja Católica Apostólica Romanda promulgada pelo papa João Paulo II na década de noventa.
Na manhã desta segunda, quem anunciou a morte de Francisco foi Farrell. O cardeal irlandês-americano administrará os assuntos ordinários da Igreja Católica durante o período conhecido como “sede vacante” (cadeira vazia).
Quem é Kevin Farell
Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, capital da Irlanda. Cursou ensino superior na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. O cardeal também realizou licenciatura em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma.
O religioso irlandês ingressou na Congregação dos Legionários de Cristo em 1966 e foi ordenado na véspera do Natal de 1978. Uma vez sacerdote, serviu como capelão do Movimento Regnun Christi na Universidade de Monterrey, no México.
A partir de 1983, começou a servir a Igreja nos Estados Unidos — onde ganhou notoriedade — ao assumir a paróquia de São Bartolomeu, em Bethesda, no estado de Washington. No ano seguinte foi incardinado na arquidiocese de Washington, onde desempenhou os cargos de:
- Pároco auxiliar na paróquia de São Tomás Apóstolo (1984-1985);
- Diretor do Centro Católico Espanhol (1986);
- Diretor executivo interino das Organizações de Caridade Católicas (1987-1988);
- Secretário para os assuntos financeiros (1989-2001);
- Pároco da paróquia da Anunciação (2000-2002).
No final de 2001, foi nomeado bispo titular de Rusuccuru e auxiliar de Washington. Foi em 2007 que assumiu como bispo de Dallas.
Farrell veio a Cúria Romana em agosto de 2016, convocado pelo papa Francisco para servir como prefeito do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida — corpo responsável pela valorização do apostolado dos fiéis leigos; o cuidado pastoral dos jovens; da família e da sua missão segundo o desígnio de Deus; dos idosos; e para a promoção e tutela da vida. Meses depois, foi proclamado cardeal.
Em fevereiro de 2019, com a morte do cardeal francês Jean-Louis Tauran, Farrell foi nomeado camerlengo.
O cardeal também realiza funções na Comissão para os Assuntos Confidenciais do Vaticano, na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano.
Morte de Francisco
Primeiro latino americano e jesuíta a assumir a Santa Sé, o papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 do Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.
O corpo do papa será colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do santo padre, aberto aos fiéis.
A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Kevin Farrell: quem é camerlengo que administra Igreja temporariamente no site CNN Brasil.