Baixar
Tocar
A mesa diretora da Câmara dos Deputados pediu a suspensão do deputado Gilvan da Federal, do PL do Espírito Santo, por quebra de decoro parlamentar. Assinada pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta, a representação ocorre após Gilvan cometer graves ofensas contra a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que também é deputada e está licenciada do cargo.
Em reunião da Comissão de Segurança Pública na última terça-feira (29), que ouvia o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Gilvan atacou diretamente a ministra Gleisi e o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, que acabou batendo boca com o parlamentar capixaba.
Segundo a representação, a fala de Gilvan da Federal excedeu o direito à liberdade de expressão, representando um abuso das prerrogativas parlamentares, além de ofender a dignidade da Câmara dos Deputados, seus membros e outras autoridades públicas.
A mesa diretora solicita ao Conselho de Ética da Câmara a suspensão cautelar do mandato do deputado Gilvan da Federal por seis meses e a abertura de processo contra o parlamentar. O Conselho de Ética tem 15 dias para analisar o pedido da mesa diretora.
A ministra Gleisi Hoffmann, pelas redes sociais, agradeceu o apoio de Hugo Motta, que para ela sinaliza uma atitude rigorosa da Câmara diante de comportamentos abusivos. Para Gleisi, o Parlamento é a casa da democracia e do debate, que se faz por meio de argumentos, não de ofensas.
A reportagem buscou contato com o deputado Gilvan da Federal, mas, até o fechamento, não obteve retorno.

Política Parlamentar fez graves ofensas à ministra Gleisi Hoffmann Brasília 02/05/2025 – 19:44 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional Câmara Gilvan da Federal Gleisi Hoffmann Lindbergh Farias Hugo Motta sexta-feira, 2 Maio, 2025 – 19:44 1:46