Na capital dos EUA, jovens católicos celebram eleição do 1º papa americano

De jovens seminaristas de beca a estudantes universitários de bermuda e camiseta, o encontro em frente à Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington, D.C., foi animado e alegre nesta quinta-feira (8), com a eleição do americano Robert Prevost como Papa Leão XIV.

Um calouro da Universidade Católica se comoveu quando questionado sobre que tipo de Papa ele queria que Leão XIV fosse. “Precisamos definitivamente de um reformador”, disse.

“Precisamos mesmo de unidade e paz na Igreja agora… Acho ótimo que ele seja dos Estados Unidos, porque precisamos de uma figura mundial como essa, dos Estados Unidos, para espalhar o verdadeiro significado do Evangelho de Cristo pelo mundo.”

A multidão jovem se reuniu aos pés da maior igreja católica dos EUA, que, segundo a Basílica, é visitada por cerca de 1 milhão de pessoas por ano. O local exibiu “bandeirinhas papais” amarelas e brancas em cada entrada e uma enorme bandeira americana no campanário após a notícia da eleição de Leão XIV.

A CNN ainda conversou com um estudante da Universidade Católica que havia se convertido ao catolicismo por volta da Páscoa. Austin Morris, de Ellicott City, Maryland, foi direto ao dizer o que gostaria que o Papa Leão alcançasse, pedindo que ele se afastasse da política eclesiástica.

“Eu quero gentileza”, disse Morris. “Sinto que muitas pessoas querem um papa ao seu lado. Elas querem um papa mais conservador. Ou querem um papa mais progressista. Não me importa politicamente em que lado o papa está. O que me importa é que o papa esteja ao lado de Cristo.”

Na cidade costeira peruana de Chiclayo, a cerca de 5.000 km da cidade natal do novo papa Leão XIV, em Chicago, nos Estados Unidos, os católicos também saíram às ruas e os sinos das igrejas tocaram para comemorar a eleição do ex-missionário que eles abraçaram como um dos seus.

O cardeal Robert Prevost, escolhido como novo líder da Igreja Católica Romana, tem dupla cidadania, americana e peruana, e trabalhou durante décadas no norte do Peru, primeiro como missionário e depois como bispo de Chiclayo, de 2015 a 2023.

Quem é Robert Prevost, o papa Leão XIV?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Na capital dos EUA, jovens católicos celebram eleição do 1º papa americano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.