Operação policial na Maré interdita vias expressas no Rio

Baixar


Uma operação da Polícia Militar contra o crime organizado no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, causou interdições na Linha Amarela, uma das principais linhas expressas da cidade, que liga zona oeste a zona norte da capital.

Outras duas vias expressas, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, também tiveram bloqueios por alguns minutos e os motoristas precisaram retornar na contramão. Moradores do Complexo da Maré relatam tiroteios desde as três da manhã. Quarenta e cinco escolas precisaram ser fechadas na região e quatro unidades de saúde interromperam o funcionamento.

A Polícia Militar confirmou que uma das principais lideranças do tráfico, Thiago da Silva Folly, conhecido como TH da Maré, morreu durante a operação. Outras duas vítimas feridas por armas de fogo deram entrada no hospital já em óbito.

O criminoso, localizado na comunidade do Timbau, era procurado pela Justiça desde 2016 e, segundo a polícia, tinha extensa ficha criminal e envolvimento em diversos crimes relacionados ao tráfico de drogas e homicídios. Ele estaria envolvido diretamente na morte de dois policiais do Bope, Batalhão de Operações Policiais Especiais, em julho do ano passado.

Segundo a PM, a operação policial segue em andamento e o patrulhamento está reforçado nas vias expressas.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou comunicado informando que acionou o plano de contingência para o campus Manguinhos-Maré e que trabalhadores e estudantes devem optar pelo trabalho remoto.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) determinou que provas e avaliações não sejam aplicadas e que a presença de estudantes e servidores não seja cobrada nos campi da Cidade Universitária, Praia Vermelha, Centro e Caxias.

Devido à operação policial no Complexo da Maré, 70 linhas de ônibus que passam na Avenida Brasil e Linha Amarela estão sofrendo desvios em seus itinerários.

A Linha Amarela está com interdições intermitentes, na altura da Maré.

A secretaria de estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro entrega  mais um lote de 114 viaturas adquiridas no ano passado para recompor a frota da corporação.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Geral Tiroteios causam bloqueios e afetam escolas, saúde e transporte Rio de Janeiro (RJ) 13/05/2025 – 10:32 Fábio Cardoso / L Pedrosa Priscila Thereso – Repórter da Rádio Naconal Complexo da Maré operação policial terça-feira, 13 Maio, 2025 – 10:32 3:21

Adicionar aos favoritos o Link permanente.