EUA: FBI identifica suspeito de atentado a bomba em clínica de fertilidade

Uma autoridade do FBI afirmou no domingo que investigadores identificaram um suspeito ligado a um atentado a bomba perto de uma clínica de fertilidade em Palm Springs, Califórnia, e que ele tinha “ideações niilistas”.

A autoridade identificou o suspeito como Guy Edward Bartkus, de 25 anos.

“Estamos bastante confiantes de que o Sr. Bartkus é o nosso principal suspeito”, disse Akil Davis, diretor assistente do escritório de campo do FBI em Los Angeles, em entrevista coletiva.

“O sujeito tinha ideações niilistas, e este foi um ataque direcionado contra a clínica de fertilização in vitro (FIV). Não se enganem. Estamos tratando isso… como um ato intencional de terrorismo.”

Uma bomba detonou pouco antes das 11h, horário local (18h GMT), no sábado, dentro ou perto de um carro estacionado em frente à clínica, que era operada pelo American Reproductive Center.

Uma pessoa morreu e pelo menos quatro ficaram feridas na explosão. Autoridades disseram no domingo que nenhum embrião armazenado dentro da clínica foi danificado pela explosão.

Davis disse que o FBI acredita que Bartkus morreu na explosão e que ele estava tentando transmitir o ataque ao vivo. Seu corpo foi encontrado perto do veículo – um Ford Fusion prata 2010.

Davis acrescentou que o FBI estava realizando uma busca autorizada pelo tribunal na casa do suspeito.

“Não acreditamos que haja uma ameaça contínua ao público”, acrescentou.

Davis disse que o FBI está rastreando “um possível manifesto” como parte de sua investigação.

Veículos de mídia dos EUA relataram que um site continha mensagens que pareciam estar vinculadas ao suspeito, nas quais ele expunha um argumento vago contra a vida humana.

“Basicamente, sou um pró-mortalista”, escreveu o autor, de acordo com uma descrição do site no Los Angeles Times.

Um vídeo postado online após o ataque mostrou a estrutura térrea que abriga algumas das operações da clínica. A bomba parecia ter aberto um buraco enorme em uma de suas paredes e causado danos em todo o prédio.

Autoridades disseram que estão recebendo centenas de pistas e coletando evidências, incluindo pedaços do veículo que explodiu e que estavam espalhados a centenas de metros em todas as direções.

Davis disse que esta é considerada a maior cena de crime de bombardeio da história do sul da Califórnia.

Bartkus não era conhecido do FBI antes do incidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: FBI identifica suspeito de atentado a bomba em clínica de fertilidade no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.