O clima severo nos Estados Unidos deixou ao menos 28 mortos e causou destruição no centro e leste do país nos últimos dias.
Mais de sete milhões de pessoas estão sob risco de tornado nesta terça-feira (20), com os eventos extremos se deslocando para o leste, em direção a partes dos vales do Mississippi, Ohio e Tennessee.
A ameaça inclui áreas já atingidas pelas tempestades de primavera, como o oeste do Kentucky e Tennessee.
Rajadas de vento destrutivas, granizo e tornados são possíveis, com chuvas persistentes a partir de segunda-feira (19), previstas para atingir partes do Vale de Ohio na manhã desta terça-feira (20).
Temporais adicionais devem se desenvolver na tarde desta terça-feira (20) no Vale do Mississippi e avançar para o leste durante a noite.
Clima mortal
Tempestades violentas mataram pelo menos 28 pessoas em três estados desde a sexta-feira (16): 19 delas no Kentucky, sete no Missouri — incluindo cinco na cidade de St. Louis — e duas na Virgínia.
Houve pelo menos 1.500 relatos ao Centro de Previsão de Tempestades sobre rajadas de vento, granizo e tornados devastadores nos dias de tempestade desde a quarta-feira (14).
Emergências raras com tornados
Alertas extremos de tornado foram emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NHS) e na sexta-feira (16), um tornado atingiu o Condado de Williamson, em Illinois, e feriu pelo menos sete pessoas.
Dois alertas no domingo (18) se transformaram em emergências de tornado “grandes e destrutivas” em Greensburg e Plevna, Kansas.
Risco moderado de chuva excessiva
O norte do Arkansas e o sul do Missouri devem receber até 13 cm de chuva durante a noite, gerando um risco de inundação de nível 3 de 4.
À medida que o sistema de tempestades se move para o leste nesta terça-feira (20), os riscos climáticos severos, incluindo tornados, ventos devastadores e granizo, se deslocarão para os Vales do Tennessee e Ohio, deixando moradores preocupados com inundações repentinas localizadas.
Tempestades perigosas na segunda-feira
Milhões de pessoas na região central dos Estados Unidos enfrentaram tempestades perigosas na segunda-feira (19), enquanto um sistema climático poderoso varria as Planícies do Sul e o Vale do Mississippi Ocidental.
O Centro de Previsão de Tempestades emitiu um Risco Moderado para tempo severo, com granizo, ventos e vários tornados fortes relatados nas áreas afetadas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
“Todos precisam ficar atentos ao clima hoje à noite e ter um plano em mãos caso precisem se abrigar”, anunciou o Serviço Nacional de Meteorologia em Norman, Oklahoma.
A primeira onda de tempestades começou no início da tarde de segunda-feira (19) e se estendeu do norte do Texas até o Kansas algumas horas depois.

A atividade mais perigosa em Oklahoma e no Kansas começou no final da tarde desta segunda-feira (19), antes de uma esperada expansão para o leste, em direção ao Vale do Mississippi, durante a noite.
Após um tornado atingir o Condado de Pittsburg, em Oklahoma, policiais, bombeiros e serviços de emergência estão avaliando os danos, segundo as autoridades.
Eles também estão verificando se há pessoas feridas ou presas, informou o gabinete do xerife no Facebook.
“Por favor, evitem as áreas danificadas pela tempestade neste momento, pois os serviços de emergência estão na área”, disse a agência.
Cinco dias consecutivos de tempestades devastadoras
Fortes tempestades atingiram centenas de quilômetros dos EUA nos últimos dias, gerando mais de 1.500 relatos de rajadas de vento, granizo e tornados desde quarta-feira (14).
Cerca de 100 desses relatos foram de diferentes tornados.
As equipes de pesquisa de tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) continuam analisando os danos extensos para determinar exatamente quantos tornados atingiram o centro e o leste dos EUA desde a semana passada, mas já encontraram pelo menos quatro deles.

Um atingiu o Condado de Williamson, no sul de Illinois, na sexta-feira (16), ferindo pelo menos sete pessoas, danificando casas e destruindo árvores.
Outro atingiu a região de St. Louis na sexta-feira (16), segundo o NWS, atingindo o pico de intensidade ao se estender por 1,6 km de largura sobre o lado norte da cidade.
Mais um dos tornados matou pelo menos cinco pessoas e feriu dezenas, além de “danificar ou destruir milhares de prédios”.
As tempestades também deixaram vasta destruição no estado do Kentucky, com 17 mortes registradas no fim de semana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tornados e tempestades deixam ao menos 28 mortos e casas destruídas nos EUA no site CNN Brasil.