Na correria da manhã, em meio a passos apressados e olhares distraídos, uma surpresa trouxe leveza à viagem dos cariocas. Nesta terça-feira (20), passageiros do MetrôRio embarcaram com histórias nas mãos e seguiram suas jornadas rumo ao trabalho e outros compromissos.
Com páginas repletas de aventuras, romances, clássicos e narrativas infantis, 2.500 livros foram distribuídos gratuitamente em estações estratégicas — de maior fluxo — como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A iniciativa reuniu dezenas de editoras, mobilizadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela GL events Exhibitions, organizadora da Bienal do Livro Rio. A ação faz parte da 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”, uma parceria entre a Bienal e o MetrôRio.
O gesto simples –entregar um livro– representou, para muitos, um convite ao reencontro com a leitura em meio ao cotidiano agitado.
“Eu achei a iniciativa muito legal para incentivar a leitura. Pretendo ler o livro que ganhei durante a viagem, entre uma estação e outra. Achei muito interessante”, contou Débora Silveira, enfermeira de 28 anos, que recebeu um exemplar durante seu trajeto matinal.
Para os organizadores do projeto, a proposta vai além do simbolismo: busca inserir a literatura no cotidiano, fora dos espaços tradicionais. “A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social, e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirma Dante Cid, presidente do SNEL.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, destaca que o projeto também antecipa a experiência da Bienal do Livro Rio 2025, que promete ser a maior da história. “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que existem diversas formas de inserir a leitura na rotina, e que ela pode tornar nossas jornadas mais leves”, afirma.
“A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco”, lembra Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.
A distribuição de livros marca ainda o início da movimentação da cidade para a Bienal, que acontece de 13 a 22 de junho, no Riocentro. Neste ano, o evento traz o conceito inédito de Book Park –um parque literário imersivo e interativo, que promete encantar públicos de todas as idades, com mais de 300 autores confirmados e 200 horas de conteúdo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em No Rio, passageiros do metrô recebem 2.500 livros em ação da Bienal no site CNN Brasil.