Vídeo: espuma branca cobre parte do Rio Tietê no interior de SP

Uma densa espuma branca cobriu um trecho do Rio Tietê em Salto, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (23). A substância, considerada um reflexo da poluição do rio, chegou a encobrir completamente a água.

A Prefeitura de Salto esclareceu que a espuma é resultado da alta concentração de detergentes e outros resíduos despejados na água sem tratamento. O fenômeno em Salto se deve às corredeiras locais e, principalmente nesta época do ano, ao clima seco e com poucas chuvas, que favorecem a concentração dos poluentes.

Imagens gravadas por um drone flagraram a espuma branca próxima ao Memorial do Rio Tietê. Veja abaixo:


(Crédito: Daniel Santos/D Vision Imagens Aéreas)

A prefeitura ressaltou ainda que a água que chega ao trecho de Salto já vem poluída da Região Metropolitana de São Paulo, e orientou a população a não se aproximar do rio nessas condições. A situação está sendo monitorada.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) informou à CNN que trabalha em conjunto com os municípios para melhorar a qualidade da água do Rio Tietê.

Salto passará a integrar, em 2025, o programa UniversalizaSP, que oferece apoio técnico para a estruturação de consórcios regionais de saneamento. O objetivo é garantir a segurança hídrica e cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê 99% de cobertura de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A adesão de Salto ao UniversalizaSP está somada a outras ações em curso na região. A cidade faz parte do Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê), uma força-tarefa que envolve diversas entidades estaduais e municipais para intensificar a proteção dos recursos hídricos.

Durante a primeira fase, foram percorridos mais de 5 mil km de trechos navegáveis e fiscalizadas áreas estratégicas para a preservação ambiental. Somente em Salto, seis infrações ambientais foram aplicadas, incluindo desmatamento irregular e pesca ilegal, visando combater as causas da poluição na bacia.

*Sob supervisão 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.