
Manobras pelo ocorrem após governo russo criticar exercícios militares da Finlândia perto da fronteira entre os dois países. Rússia começa exercícios militares no Mar Báltico
A Rússia iniciou nesta terça-feira (27) exercícios militares no Mar Báltico. A manobra ocorre após governo russo criticar exercícios militares da Finlândia perto da fronteira entre os dois países.
Os “exercícios programados”, como chamou o governo russo, terão uma grande presença de poderio militar. Serão navios de guerra, três mil soldados e jatos para apoio aéreo, segundo o Ministério da Defesa russo. Veja abaixo todos os aparatos militares que serão utilizados:
20 navios de guerra;
3 mil soldados;
25 jatos e helicópteros;
70 unidades de equipamentos militares e especiais.
Durante os exercícios, as tripulações realizarão tarefas de guerra anti-submarina, treinarão defesa contra embarcações não tripuladas, e farão disparos práticos de artilharia contra alvos navais e aéreos, ainda segundo a pasta.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou nesta terça-feira que os exercícios navais finlandeses estão se tornando um instrumento de escalada da OTAN perto da fronteira russa.
Esta reportagem está em atualização.
Rússia inicia exercícios militares no Mar Báltico em 27 de maio de 2025.
Ministério da Defesa da Rússia via Reuters