Se IA não matar sua empresa, a tornará mais forte, mostra estudo

Se uma empresa conseguir sobreviver à agitação causada pela adoção da inteligência artificial, a IA a ajudará a prosperar no longo prazo, segundo um estudo apresentado em uma conferência do Banco Central Europeu.

Seus autores, que usaram dados do U.S. Census Bureau e pesquisas que abrangem o período entre 2017 e 2021, descobriram que os primeiros a adotar a IA no setor de manufatura viram sua produtividade cair à medida que substituíam trabalhadores humanos por robôs.

Suas descobertas vão contra a narrativa predominante que sugere que a IA torna o trabalho mais produtivo e “aumenta” os empregos em muitos casos, em vez de eliminá-los.

“No curto prazo, vemos muita dor”, disse Kristina McElheran, uma das autoras do artigo, na conferência.

Ela explicou a queda na produtividade como um efeito colateral da interferência da IA nas práticas estabelecidas pelos fabricantes, como a manutenção de baixos estoques.

Com o passar do tempo, porém, essas empresas começaram a apresentar desempenho superior em todos os aspectos — crescimento das vendas, produtividade e emprego — desde que conseguissem superar a turbulência.

“Sobreviver a isso parece ser parte do problema”, disse McElheran, pesquisadora da Universidade de Toronto.

Ela disse que essa recuperação geralmente não ocorre em empresas mais antigas, que também tendem a ser maiores e “lutam para fazer isso”.

McElheran e seus colegas trabalharam em uma amostra de 30.000 empresas, entre as quais a adoção de IA aumentou de 7,5% para 9,1% durante o período do estudo.

Ao apresentar a conferência anteriormente, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que entre 23% e 29% dos trabalhadores na Europa estavam altamente expostos à IA, mas que isso não precisava anunciar um “apocalipse do emprego”, pois é provável que novas funções sejam criadas enquanto as antigas são destruídas.

Páscoa de 25 deve ficar mais cara após preço do cacau quase triplicar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Se IA não matar sua empresa, a tornará mais forte, mostra estudo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.