Céu de maio tem chuva de meteoros e asteroide visível

O céu do mês de maio traz diversos fenômenos astronômicos para aqueles que gostam de observar as estrelas. O asteroide Vesta estará visível, além da chuva de meteoros Eta Aquaridas e diversas conjunções celestes.

O mês inicia com o asteroide Vesta – o segundo maior de nosso Sistema Solar – brilhando no céu noturno, visível com o uso de binóculos. O asteroide gigante é quase esférico e, portanto, quase foi classificado como um planeta anão.

Ainda na primeira semana de maio, também será possível assistir à chuva de meteoros Eta Aquáridas, nomeadas em homenagem à constelação de Aquário. Confira dicas para observar a chuvas de meteoro aqui. 

Além disso, também estarão visíveis ao longo do mês diversas conjunções celestes, que ocorrem quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço.

Veja abaixo os principais fenômenos astronômicos do mês de maio, de acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 2/5: Oposição do asteroide Vesta. O astro poderá ser visto durante toda a noite com uso de binóculos, em céus escuros, na constelação de Libra;
  • 3/5: Conjunção entre a Lua e Marte no começo da noite, direção nordeste, na constelação de Câncer;
  • 5/5: Conjunção de Marte com o aglomerado estelar do Presépio (M 44) no começo da noite, direção nordeste, na constelação de Caranguejo (Câncer);
  • 6/5: Máxima atividade da chuva de meteoros Eta Aquaridas, que poderá ser observada durante a madrugada na direção leste;
  • 14/5: Conjunção da Lua com a estrela Antares, na constelação de Escorpião, durante a madrugada;
  • 17/5: Urano em conjunção com o Sol;
  • 22/5: Conjunção entre Lua e Saturno antes do amanhecer, direção leste, na
    constelação de Peixes;
  • 23/5: Conjunção entre Lua e Vênus antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Peixes;
  • 28/5: Conjunção entre a Lua e Júpiter no crepúsculo, direção noroeste, entre as constelações de Touro e Cocheiro.

guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.

Com o objetivo de resgatar o interesse pela contemplação celeste, o material lista mês a mês quais corpos celestes estarão visíveis e qual a melhor forma de procurá-los. Além de trazer explicações simples sobre astronomia.

guia completo de efemérides astronômicas de 2025, com mapas do céu, pode ser baixado gratuitamente aqui.

Confira também aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.

Cientistas encontram a mais forte evidência de vida fora da Terra

Este conteúdo foi originalmente publicado em Céu de maio tem chuva de meteoros e asteroide visível no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.