Papa Leão XIV confirma manutenção provisória de chefes da Cúria

VATICANO, 9 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV confirmou nesta sexta-feira (9) que os donos de altos cargos da Cúria vaticana, colocados em aberto automaticamente com morte de Francisco, como estabelece a legislação da Santa Sé, serão mantidos provisoriamente.   

“Sua Santidade Leão XIV manifestou a vontade de que os chefes e membros das Instituições da Cúria Romana, bem como os secretários e o presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, continuem, provisoriamente, em seus respectivos cargos ‘donec aliter provideatur’ (até que se defina o contrário)”, informou a sala de Imprensa da Santa Sé.   

A tradição vaticana prevê que o novo líder da Igreja Católica confirme em seus cargos todos os responsáveis dos dicastérios, começando pelo secretário de Estado, e os mantenha durante um tempo. O período serve ao pontífice para preparar a equipe com tranquilidade e profundidade.   

“O Santo Padre deseja, de fato, reservar um certo tempo para reflexão, oração e diálogo, antes de qualquer nomeação ou confirmação definitiva”, concluiu a nota.   

Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na última quinta-feira (9), no segundo dia de conclave, como o 267º papa, assumindo o trono inaugurado por São Pedro e ocupado por Francisco entre março de 2013 e abril de 2025.   

Líder de um rebanho de mais de 1 bilhão de fiéis em todo o mundo, o religioso é o primeiro cardeal nascido nos Estados Unidos a comandar a Igreja Católica em seus 2 mil anos de história. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.