Papa Leão XIV usa casula doada a Francisco em L’Aquila em 2022

L’AQUILA, 9 MAI (ANSA) – Em sua primeira missa como líder da Igreja Católica, na Capela Sistina, nesta o papa Leão XIV decidiu usar a casula doada ao papa Francisco em 2022.   

O manto que cobre a batina durante as celebrações litúrgicas tinha símbolos da Cruz de Collemaggio, a basílica de referência para o Perdão Celestino localizada na cidade de L’aquila, na Itália.   

A veste papal foi doada a Jorge Bergoglio durante uma visita ao município devastado por um terremoto – que matou 309 pessoas em 6 de abril de 2009 – e depois entregue ao cardeal Giuseppe Petrocchi, no final da missa que precedeu a abertura da Porta Santa em 28 de agosto de 2002, por ocasião do Perdão.   

Várias publicações nas redes sociais foram feitas por aqueles que estavam presentes naquele dia, lembrado como “histórico” para a diocese de L’Aquila, e que esta manhã reconheceram a casula usada pelo novo pontífice.   

As vestes litúrgicas escolhidas para a celebração da Perdonanza, imortalizada em uma foto da Arquidiocese de L’Aquila, apresentavam, nos cravos, as cruzes geométricas que decoram a fachada da Basílica de Santa Maria di Collemaggio, um dos símbolos da capital de Abruzzo. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.